terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sistemas Operacionais Livres e de Código Fonte aberto





Olá Pessoal, vamos falar um pouco sobre Sistemas Operacionais de Código Fonte aberto?


          Sabemos que são inúmeros os sistemas operacionais que podemos adquirir livres de qualquer valor financeiro, e são muitas as maneiras de adquirirmos esses softwares, a mais comum e usada é a Internet. Dentre esses softwares livres destacamos o Linux Ubuntu e todas as suas versões, FreeBSD, Solaris, Mandriva, Debian, Kalango Linux, Kurumin, Hackintosh, Linux Educacional, Big Linux e etc.

          Mas qual a definição para Sistema Operacional de Código Fonte Aberto?
 
          É um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído livre de qualquer valor financeiro. Por exemplo: "Posso pegar um Sistema Linux qualquer, fazer alterações no seu código fonte e disponibilizá-lo sem pagar nem cobrar nada".
          São vários os S.O. de código fonte aberto, os mais conhecidos são: O Linux Educacional que você já deve ter visto nos laboratórios da sua escola, o Linux Ubuntu, o OpenBSD, Linux Ubuntu que já possui sua versão 10.10, Big Linux e muitos outros.
          Portanto, um software livre tem muitas vantagens em relação a um software proprietário. O Linux por exemplo, abre arquivos do Windows, mas o Windows não executa arquivos do Linux. Esta é somente uma das vantagens.


          Abraço!


          Autor: José Gonçalves

Um comentário:

  1. Olá, vlw pelas informações do post, muito claras. Ajudou bastante no meu trabalho sobre Software Livre.


    Ass. Marcos Vinícius

    ResponderExcluir